Porto Velho
Mais de 20 bolsões para motociclistas são implantados em Porto Velho
Compartilhe:
Medida vai reduzir índices de ocorrências envolvendo motos
As ruas de Porto Velho estão a cada dia mais sinalizadas, proporcionando melhor fluidez no trânsito da cidade, e sempre com foco na proteção da vida humana. É o caso dos bolsões para motociclistas, que em apenas quatro meses de implantação, a Prefeitura de Porto Velho já contabiliza 23 cruzamentos sinalizados. Isso significa mais segurança aos que utilizam motocicletas como meio de transporte.
O trabalho está sendo executado por uma empresa terceirizada, que foi contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran). Cabe à secretaria coordenar as ações e, ao mesmo tempo, gerenciar o investimento da ordem de R$ 30 mil.
De acordo com o diretor de tráfego da Semtran, João Luiz Sousa, esses bolsões são espaços implantados exclusivamente para dar mais segurança aos motociclistas. Desta forma, enquanto aguardam o semáforo abrir, eles ficam posicionados à frente dos carros e podem sair com mais tranquilidade, evitando que acidentes aconteçam. Ressalta, no entanto, que todos devem respeitar essa sinalização pintada no asfalto.
Para o secretário Ronaldo Flôres, os bolsões também acabam proporcionando mais segurança aos condutores de carros, ciclistas e pedestres. Alerta, no entanto, que mais de 60% dos acidentes que acontecem em Porto Velho envolvem motociclistas e, na maioria das vezes, ocorrem em cruzamentos com sinalização semafórica. “Com os bolsões, a previsão é de que esse tipo de ocorrência seja reduzida”, completou.
Porto Velho já contabiliza 23 cruzamentos sinalizados
Ainda de acordo com Ronaldo Flôres, a sinalização está de acordo com a Resolução Nº 550, de 17 de setembro de 2015, emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
CRUZAMENTOS SINALIZADOS COM BOLSÕES
- Av. Guaporé com Raimundo Cantuária, Piratininga, com Pinheiro Machado, Rio de Janeiro e com Amazonas;
- Av. Calama com rua Rafael Vaz e Silva;
- Av. Amazonas com rua Rafael Vaz e Silva, com Av. Jorge Teixeira e com Av. Mamoré;
- Av. 7 de Setembro com Av. Rio Madeira;
- Farquar com Carlos Gomes e com Calama;
- Rio de Janeiro com Buenos Aires, com Rio Madeira, com Mamoré e com a rua Agenor Martins de Carvalho;
- Rua Almirante Barroso com Prudente de Moraes, com Av. Campos Sales, com Rafael Vaz e Silva e Nações Unidas;
- Raimundo Cantuária com Rio Madeira, Jorge Teixeira e com Mamoré.
Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais e Semtran
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura de Porto Velho